Close

DICAS PARA COMBATE À INCÊNDIO

Instalação
- Nunca instale o extintor em locais onde um princípio de incêndio possa impedir rápido acesso ao equipamento. Com exceção dos modelos com carga de até 2kg, todos os projetos são fornecidos com suporte para fixação em parede. Fixe-os na altura recomendada pela legislação local utilizando-se de 02 parafusos 3/16” x 1-1/4” cabeça sextavada ou tipo fenda redonda, com bucha S-6.

- A distribuição de extintores no risco a ser protegido deve atender a projeto previamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros local.
- Extintores utilizados em veículos devem estar fixados em suportes apropriados para tal tipo de aplicação. Estes suportes são opcionais e podem ser fornecidos para todos os modelos.



Transporte
- Evite golpes e quedas.

- Não exponha à umidade nem a temperaturas inferiores a -10 ºC e superiores a 50C.
- Desta forma recomendamos que os produtos sejam transportados na posição vertical, adequadamente apoiados e separados entre si por mantas ou outros meios que permitam proteção adequada à pintura, indicador de pressão e válvula. Durante o transporte, a válvula de descarga deve estar travada com o pino original. Empilhamento de qualquer tipo não é recomendado. No caso de transporte aéreo, a legislação vigente deverá ser consultada quanto aos requisitos aplicáveis.



Preservação
Os extintores são projetados e fabricados para resistir em condições ambientais normalmente encontradas em locais tais como residências, prédios habitacionais e comerciais, indústrias

e veículos de passeio e de carga. Todavia, quando o produto estiver sendo utilizado em ambientes ou condições agressivas abaixo relacionadas, estes devem ser submetidos a inspeções com maior freqüência.
 - Locais abertos sem qualquer proteção contra os raios solares, serenos ou chuva e diretamente exposto à ação da maresia.
- Instalados externamente em veículos de carga rodoviários ou ferroviários.
- Atmosferas corrosivas principalmente contendo enxofre e sais de sódio e potássio.
Outras situações sujeitas a constantes vibrações e altas variações de temperatura, combinadas ou não.
Para a limpeza, utilize pano levemente umedecido em água potável para a remoção de sujeiras profundas ou panos seco para a remoção de poeiras. Nunca utilize produtos químicos nesta operação. Não esfregue o rótulo e o selo de Conformidade. Ao limpar a válvula, tome os devidos cuidados para não danificar o lacre plástico. Não aplique qualquer meio abrasivo no visor do indicador de pressão.

Princípio de Incêndio

  • Aproxime-se no sentido do vento.
  • Chegue perto do foco de incêndio cuidadosamente.
  • Movimente o jato em forma de leque, atacando a base do fogo.
  • No caso de combustível líquido, evite uma pressão muito forte, para que não aumente a área de combustão.
  • Ao final, assegure-se de que não houve reignição.



CLASSES DE INCÊNDIO

Classe A

Assim é identificado o fogo em materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha.

Classe B

Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis.

Classe C

Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade.

Classe D

Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio.

Classe K

Classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas.


Close